Estudantes da rede pública do Piauí alcançaram o 2º lugar no Nordeste na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, os alunos conquistaram mais de 160 medalhas, enquanto professores e escolas também foram premiados.
O Piauí se destacou na competição, que contou com a participação de 631 escolas representando todos os 224 municípios do estado. O resultado colocou o Piauí entre as melhores unidades federativas do país.
Na competição nacional, alunos da rede estadual ganharam 38 medalhas: 4 ouros, 10 pratas e 24 bronzes. No âmbito estadual, o desempenho foi ainda melhor, com a conquista de 127 medalhas (10 ouros, 29 pratas e 88 bronzes).
Com esses resultados, o ensino médio do Piauí ficou na 2ª posição do Nordeste e na 7ª colocação no Brasil. Isso representa um avanço significativo em relação a 2023, quando o estado ocupava o 4º lugar no Nordeste e o 10º no país.
Os medalhistas da OBMEP terão a chance de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), recebendo aulas avançadas de Matemática e uma bolsa mensal de R$ 300,00 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para apoiar seu desenvolvimento acadêmico.
Além dos estudantes, oito professores da rede pública estadual foram premiados com diplomas, livros e apoio para programas de formação. As escolas participantes receberão kits de material didático, diplomas e troféus.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.