Portal O Dia

Alerta de chuvas intensas atinge quase 70% dos municípios no Piauí; veja lista

Chegando ao fim do B-R-O Bró, período marcado por altas temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta nesta segunda-feira (2), em que o Piauí está em alerta para chuvas intensas. A previsão aponta que cerca de 70% do território do estado, ou seja, 162 municípios. O alerta vai até a manhã de terça-feira (3). As regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do Piauí devem enfrentar riscos de alagamentos e ventos fortes.

Jailson Soares/ODIA
Alerta de chuvas intensas atinge quase 70% dos municípios no Piauí; veja lista

O alerta de chuvas intensas no Piauí prevê precipitação entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a até 50 mm/dia. As rajadas de vento, que devem atingir de 40 a 60 km/h, trazem riscos adicionais, como queda de galhos de árvores e danos em estruturas temporárias. A previsão também inclui o risco de descargas elétricas, embora o INMET aponte baixo risco de corte de energia elétrica.

A recomendação das autoridades é que a população tome cuidados em caso de rajadas de vento. Não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda são algumas das orientações para minimizar os riscos. Além disso, é aconselhável não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o alerta de chuvas intensas.

A lista de cidades afetadas pelo alerta de chuvas intensas abrange diversas áreas do Piauí, especialmente as regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste. A Defesa Civil do estado está monitorando a situação e pode fornecer mais informações à população. Em caso de emergências, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Reprodução
Alerta de chuvas intensas atinge quase 70% dos municípios no Piauí

Confira as cidades na zona de alerta amarelo:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.