O debate sobre representatividade e diálogo entre grupos e bandeiras minoritárias é o tema da 16ª edição do concurso Jovens Escritores, promovido pela Fundação Octávio Miranda, vinculada ao Sistema O Dia de Comunicação. Com o tema “Representatividade na construção de uma sociedade mais justa”, a iniciativa visa fomentar a leitura e escrita no Piauí. As inscrições iniciaram na última sexta-feira (11), e ficarão abertas até o dia 18 de setembro. O regulamento completo está disponível aqui.
É importante ressaltar que esses grupos não são considerados minorias em função da quantidade, mas sim, como minorias sociais, que têm pouca ou nenhuma representação na vida pública da sociedade.
A editora-chefe do Jornal e Portal O Dia, Ithyara Borges, ressalta que podem participar do concurso alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Além disso, há a possibilidade de docentes participarem do concurso, pois são pilares fundamentais no incentivo dos alunos na produção de textos e leitura.
O diretor-executivo do Sistema O Dia, Sérgio Miranda, argumentou que o projeto é trabalhado há vários anos pelo grupo, e tem como premissa o trabalho do imaginário dos inscritos no concurso.
“O projeto Jovens Escritores é realizado há mais de 15 anos com a fundação Octávio Miranda. É uma iniciativa de suma importância para incentivar a leitura e a escrita de estudantes. Muitos pensam que o projeto se encerra naquela data, mas é algo que acontece durante todo o ano pelo grupo com diversas ações que induzem ao mundo da literatura e escrita”, comentou Sérgio Miranda.
Miranda destaca ainda o papel do O Dia como elo de ligação e incentivo à leitura. Um ponto de destaque é a participação de crianças com seis anos de idade, que mesmo não tendo muita familiaridade com a escrita, podem participar com suas ilustrações.
“O Sistema O Dia de Comunicação trabalha de várias formas fomentando o mundo do saber, seja com dicas durante o Enem a incentivar crianças, desde muito pequenas, a gostarem de ler e se interessarem por toda a área da leitura. Os menores, mesmo não escrevendo tanto, podem participar, mas sempre respeitando o tema proposto”, explicou o gestor.
Categorias
- Ensino Fundamental menor (1º e 2º ano)
Proposta: Produção de uma ilustração com base no tema: “Somos todos diferentes”.
- Ensino Fundamental menor (3º ao 5º ano)
Proposta: Produção de uma dissertação com base no tema: “Queremos um mundo melhor para todas as pessoas”.
- Ensino Fundamental maior (6º ao 9º ano)
Proposta: Produção de uma dissertação com base no tema: “Eu sou diferente de você e temos os mesmos direitos”.
- Ensino Médio (1º ao 3º ano)
Proposta: Produção de uma dissertação com base no tema: “O impacto social da presença de minorias nos espaços públicos e de poder”.
- Professor orientador
Proposta: Produção de uma dissertação com base no tema: “Representatividade além da visibilidade midiática”.
Como se inscrever
Para participar do Jovens Escritores, basta fazer o recorte da ficha de inscrição, que já está disponível no Jornal O DIA, e entregar junto com a produção textual, até o dia 18 de setembro, na Rua Governador Arthur de Vasconcelos, 131, Centro. Além disso, está disponível, ainda, um formulário online disponibilizado aqui no site.
Premiações
1º lugar - 01 Notebook
2º lugar - 01 Bicicleta
3º lugar - 01 Smartphone
Professor - 01 Notebook