Portal O Dia

248 cidades podem perder complementação do Fundeb em 2025; uma no Piauí

Um levantamento realizado pelo Secretaria do Tesouro Nacional (STN), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), revelou que, até o dia 22 de julho, uma cidade do Piauí ainda não disponibilizou as informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais referentes a 2023 no Siope e Siconfi. A cidade em estão é Canavieira, distante a 406 km de Teresina, no Sul do Piauí.

Divulgação/Semec
248 cidades podem perder complementação do Fundeb em 2025; uma no Piauí

Caso essa cidade não disponibilize os dados necessários para confirmar as informações junto à autarquia federal, o município pode perder a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na modalidade VAAT em 2025.

Além disso, foram identificados que outros 251 entres federativos estaduais e municipais ainda não disponibilizaram os dados solicitados. Ao todo, 248 cidades ainda não enviaram as informações, e quatro estados, sendo eles Alagoas, Amapá, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, também estão na mesma situação.

Clique aqui e confira a relação de todos os entes federativos

Complementação da União

O envio dos dados é fundamental para o cálculo do Valor Anual Total por Aluno (VAAT) de cada ente federativo. Com os dados sendo enviados no tempo limite estipulado pelo MEC é possível, assim, que o ente federativo receba a complementação dos recursos do Fundeb.

Conforme a lei de regulamentação do novo Fundeb, os recursos dessa modalidade de complementação da União somente são devidos aos entes cujo VAAT seja inferior ao Valor Anual Total Mínimo por Aluno/Ano (VAAT-MIN).

Em 2025, a complementação da União ao VAAT a ser distribuída a estados e municípios corresponderá a 9% da receita total do Fundeb do referido exercício.

Alteração de valores em 2024

Os ministérios da Educação e da Fazenda publicaram em maio uma a Portaria Interministerial 5/2024, que em suma trouxe atualizações sobre os valores e cronogramas de desembolso das complementações da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o ano de 2024.

Conforme o documento, a alteração ocorre em função da diferença, a maior ou a menor, entre a receita estimada para o cálculo e a receita realizada no ano de referência, estabelecidos conforme a Lei Nº 14.113/2020.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.