Portal O Dia

Em virada incrível, Liverpool supera o Newcastle com um a menos

Nova sensação da Premier League após os investimentos gigantescos do fundo soberano da Arábia Saudita, o Newcastle recebeu o Liverpool neste domingo (27) e, mesmo com um jogador a mais em campo por mais de setenta minutos, deixou a vitória escapar graças à estrela de Darwin Nuñez, que saiu do banco para fazer o time de Jurgen Klopp concretizar uma virada espetacular no Saint James' Park.

Leia também: Albertão 50 anos: “Teresina não foi sede da Copa de 2014. E a culpa não foi do Albertão”

Liverpool/Twitter
Liverpool vs Newscastle

A partida começou estudada de ambos os lados, mas já havia ali um claro domínio dos donos da casa. As subidas de Anthony Gordon e Almirón pelas pontas representavam um ponto de alerta para o time de Klopp que costuma sofrer bastante quando os adversários concentram as jogadas em cima dos seus laterais, em especial de Alexander-Arnold que possui clara deficiência na marcação.

Gordon foi a válvula de escape dos donos da casa que, aos 15' ameaçaram com chute forte de Joelinton, convocado para a seleção brasileira, mas que parou na defesa segura de Alisson. Aos 16' o Liverpool responde com uma linda jogada de Luis Díaz pela esquerda. Driblando em velocidade, o colombiano passa por três marcadores antes de dar um biquinho a meia altura no canto direito de Nick Pope que, com o braço direito, faz uma das defesas mais espetaculares da partida. Aos 24', Salah recua a bola para Alexander-Arnold no meio campo e o lateral não domina, deixando o caminho livre para Anthony Gordon avançar cara-a-cara com Alisson e bater por baixo das pernas do goleiro brasileiro, abrindo o placar para o Newcastle.

Ainda atordoado após sofrer o gol, o Liverpool se manda ao ataque para buscar o empate. No entanto, na jogada seguinte, Anthony Gordon passa por Alexander-Arnold mais uma vez e vê a infiltração de Isak entre os zagueiros do Liverpool, Isak domina, Van Dijk acompanha o atacante e dá o bote por baixo, cometendo a falta na entrada da área. O árbitro imediatamente sinaliza a marcação da falta e tira o cartão vermelho direto para o zagueiro do Liverpool, que fica sem entender a marcação. Aos 27' o VAR é acionado e o árbitro opta por manter a decisão de campo, expulsando o holandês da partida. A torcida do Newcastle comemora a marcação.

Daí à frente, o Newcastle dominou a partida, mantendo mais de 60% da posse de bola e sendo o único a atacar. Em escanteio aos 34', após cobrança curta, a defesa do Liverpool afasta a bola no peito de Almirón que tem tempo para ajeitar e emendar uma pancada de perna esquerda. A plasticidade e a força do lance do espanhol foram tão lindas quanto a defesa do goleiro brasileiro que evitou o gol após defender com a mão direita e a bola ainda bater no travessão antes de afastar o perigo definitivamente.

No segundo tempo, logo aos 2', Gordon avançou da ponta esquerda para a linha de fundo driblando dois defensores do Liverpool e passa para Isak finalizar mascado, sem força, para a defesa segura de Alisson. Aos 18', ele repetiu a dose, agora cortando para o meio e chutando pra fora. Aos 30', o Newcastle desperdiçou sua chance mais clara de definir a partida. Almirón puxou contra-ataque do campo defensivo, passando por Mac Allister, Gakpo e Joe Gomez, antes de finalizar colocado na trave direita de Alisson.

Aos 33' a substituição que mudou a partida. Sai Mac Allister e entra Darwin Nuñez para, dois minutos depois, ver a zaga do Newcastle falhar em passe de Salah e a bola lhe sobrar livre para avançar pela ponta direita e bater cruzado para empatar a partida aos 35'. Mais tarde o árbitro sinaliza mais 5' de acréscimos e o Liverpool se mantinha pressionando pela virada, até que Diogo Jota rouba bola no meio campo e passa para Salah, que vê o avanço do uruguaio e enfia a bola nas costas da zaga. Mais uma vez Nuñez avança e bate cruzado, virando o jogo no Saint James' Park. Fim de jogo! Newcastle 1 x 2 Liverpool.

Liverpool/Twitter
Liverpool vs Newcastle

Com o resultado, a 3ª rodada da Premier League se encerra com o Liverpool na 4ª colocação com 7 pontos (2 pontos a menos que o líder Manchester City) e o Newcastle liga o sinal de alerta para esse início de campeonato, amargando a 13ª colocação, com apenas 3 pontos conquistados.