O Festival de Inverno em Pedro II chega à sua 18ª edição em 2024 e, quem está na contagem regressiva para aproveitar um dos maiores eventos culturais do Piauí, também deve estar ansioso para admirar as potencialidades turísticas no município. Conhecida como a Suíça piauiense, Pedro II se destaca por sua temperatura agradável, que fica entre 18º e 28º C, e esse é um dos maiores atrativos da cidade.
Porém, o município também reserva diversos atrativos para quem gosta de ecoturismo, cultura e gastronomia. A bela paisagem encanta os olhos de quem visita o Mirante do Gritador, enquanto as águas das cachoeiras do Salto Liso e do Urubu Rei ajudam a refrescar em um dia mais quente. A riqueza arqueológica pode ser apreciada nos sítios, mas também nas opalas, sem falar do artesanato local que se destaca pela beleza e cuidadosos detalhes.
Veja a programação completa do Festival de Inverno de Pedro II no final da matéria!
Mirante do Gritador
O Morro do Gritador está situado a uma altitude de 776 metros em relação ao nível do mar, e fica situado na divisa de Pedro II, Piracuruca, São João da Fronteira e Domingos Mourão. O acesso ao pico é feito por meio de uma via pavimentada e conta com uma infraestrutura adequada para receber os turistas. São 300 metros de altura que permite uma vista incrível e panorâmica do mais famoso cartão-postal da cidade.
Cachoeira do Urubu-Rei
As cachoeiras também estão na lista dos pontos a serem visitados por quem passa por Pedro II. A cachoeira do Urubu Rei possui 76 metros de queda d’água, fazendo dela a maior cachoeira do Piauí. Imponente, a maior qualidade da cachoeira é que ela tem água durante todo o ano. A cachoeira do Urubu-Rei fica na localidade Arara, a 16 km da área urbana do município.
Cachoeira do Salto Liso
Outra cachoeira importante da região é a do Salto Liso. A queda d"água tem 26 metros, mas não tem água descendo por ela o ano todo. Por isso, a melhor época para ir é entre fevereiro e junho, quando se está em volume perfeito para o banho e para se admirar o lugar. A cachoeira do Salto Liso é propícia para a prática de rapel, além de trekking e enduro a pé. Para ficar por dentro de tudo, veja em Cachoeira do Salto Liso, mais um espetáculo em Pedro II.
Mercado do Artesão
O Mercado dos Artesãos também uma ótima opção para quem deseja conhecer e se aprofundar nas produções de artesanato da região. O local conta com produtores que comercializam variados produtos. Lá, os turistas encontram desde peças em opala, redes, além de opções gastronômicas com pratos típicos locais.
Sítio Buritizinho
No Sítio Buritizinho, o turista pode vivenciar uma experiência rural incrível No local, há um engenho de cana original, permitindo que os visitantes acompanhem de perto o preparo da rapadura. Além disso, tem a Casa de Farinha, espaço onde são feitas as farinhadas e preparado um delicioso beiju feito de goma e coco babaçu ralado.
Sítio Arqueológico da Torre
Pedro II possui mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados. Desses, quatro são abertos à visitação, como o Sítio Arqueológico da Torre. Nele são encontradas inscrições rupestres datadas de 12 mil anos.
Opala de Pedro II
O município de Pedro II conta com uma indústria da Opala. Essa pedra semipreciosa produzida na cidade é a mais apreciada pela indústria de joias, tanto local, como nacional e internacionalmente. A Opala compõe brincos, colares, anéis que são exportados mundo afora. Pedro II é um dos únicos locais no mundo que tem a mineração favorável para a extração da Opala em excelente nível.
É possível fazer visitas a essas minas e a mais famosa é a mina Boi Morto, uma das maiores do mundo em céu aberto. A mina fica localizada ao pé da Serra do Boi Morto, a 6 km de Pedro II; o trajeto é feito por uma estrada de piçarra. Essa foi a primeira mina de opala na cidade.
Programação do Festival de Inverno de Pedro II
Começa nesta quinta-feira (30) a 18ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. A extensa programação reúne mais de 70 artistas de renome local, regional e nacional em seis palcos. O evento, que acontece de 30 de maio a 2 de junho, é reconhecido como o maior festival de música, arte e cultura do Piauí.
Além do Palco Opala, na Praça da Bonelle, o evento contará com o Palco Gritador (localizado na Praça Domingos Mourão - Matriz); Palco Tablado Carlos Cordeiro (voltado para artistas de Pedro II e montado na Praça Domingos Mourão - Matriz); Praça do Jazz (localizado na Praça Deputado Milton Brandão - Recanto); Palco Mirante do Gritador; e Palco Mercado do Artesão.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI), além da programação musical, o festival contará com a Vila Empreendedora e a Vila Gastronômica. Essas áreas proporcionarão aos moradores e turistas uma variedade de opções gastronômicas e de artesanato local, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos negócios e a movimentação da economia local.
Programação Palco Opala (Praça da Bonelle)
30/05 (quinta-feira)
20h - Orquestra Sanfônica
22h - Ritchie
00h - Ana Carolina
31/05 (sexta-feira)
20h - Dandinha
21h20 - Ana Cañas
22h50 - Demônios da Garoa
00h30 - Ira!
01/06 (sábado)
20h - Validuaté
22h - Paulo Ricardo
00h - Maneva
01h40 - Sonayra
02/06 (domingo)
20h - Love Roses
21h20 - James Casablanca
22h40 - Maria Gadú
00h20 - Marcelo Falcão
Programação do Palco Gritador (Praça Domingos Mourão - Matriz)
30 de maio (quinta)
19h - Beth Moreno
20h - Astronauta Tupy
21h - Banda Seven
31 de maio (sexta)
17h - Marcia Rejane
18h30 - Street Company
20h - Os Incríveis
01 de junho (sábado)
17h - Calango Joy
18h - Fogo Pagô
19h - Banda Velhacap
20h - Winsefool
02 de junho (domingo)
19h - Banda Calmô
20h - Raí Elvis
Programação da Praça do Jazz (Praça Deputado Milton Brandão - Recanto)
31 de maio (sexta)
16h - Masterclass Andrea Canta
18h - Rui Mário & Robertinho Chinês
19h - Paulo Dantas
21h - Andrea Canta & Luiz Júnior
01 de junho (sábado)
16h - Masterclass Lulinha Alencar
18h - Sandro Haick & Lulinha Alencar
19h - Jazz no Fole & convidados
21h - Paula Milena
Programação do Palco Carlos Cordeiro - (Praça Domingos Mourão Filho - Matriz)
30 de maio (quinta)
08h - Ivo Nasmatê
09h30h - Junina Bag Dance
10h30 - Paulinho Mangabeira
14h - Manu Silva
15h30 - Teatro Urutau
17h30 - Banda Mestre Alessandro
31 de maio (sexta)
08h - Renata Ribeiro
09h30h - Forró no Jeito
10h30 - Aristides Benício
14h Gerenildo dos Teclados
15h30 Balé Layla Thuane
16h30 Bênção de Oxalá
01 de junho (sábado)
08h - Branco Bregueiro
09h30h - Balé Casa de Compadre
10h30 - Capoeira - Emídio
14h - Mateus Araújo
15h30 - Gil do Acordeon
16h30 - 50 anos de Bag Dance
02 de junho (domingo)
08h - Black Cover
09h30h - Hilary Micante
10h30 - Fernando Costa
14h - Oliveira Santos
15h30 - Mulheres que Dançam
16h30 - P2P Records
Programação do Palco Mirante Gritador (Serra dos Matões)
31 de maio (sexta)
16h - Guga Heiser
17h30 - Leone Rodrigues
21h - Banda Seven
01 de junho (sábado)
16h - Ramon
17h30 - Elder Luiz e Banda
02 de junho (domingo)
16h - DJ Antepause
17h30 - Wallace Estouro
Programação do Palco Mercado do Artesão (Mercado do Artesão - Rua Manoel Nogueira Lima)
30 de maio (quinta)
10h - Forrozão Aguiar
12h - Bonfim Seresteiro
31 de maio (sexta)
10h - Hadiversos Show com Juliano Ode
12h - César Araújo
01 de junho (sábado)
10h - Baré Brito
12h - Muleke Presença
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.