Um homem, de 32 anos, que não teve a sua identidade revelada foi preso na BR 222, próximo à cidade de em Batalha do Piauí, suspeito de transportar 21,76³ de madeira ilegal (Estacas de Sabiá – mimosa caesalpiniifolia) em um caminhão. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga estava sendo transportada com documentação ambiental inválida.
LEIA TAMBÉM
A madeira transportada ilegalmente se destaca como uma das principais fontes de para a confecção de estacas para cercas na região Nordeste. A madeira também pode ser utilizada para a produção de lenha e carvão, e apoio e sustentação das plantações de uvas.
Durante a abordagem, os policiais solicitaram ao motorista as documentações exigidas para o transporte de cargas deste tipo. O condutor apresentou os documentos digitalmente por meio de seu aparelho celular. Durante a consulta da documentação, foram constatadas inconsistências nas informações presentes no documento, principalmente em relação ao roteiro da viagem e o município de destino da carga, que era inexistente.
O motorista poode responder pelo transporte de produtos florestais sem licença válida. O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e comprometeu-se a comparecer em juízo quando solicitado.
Já a madeira apreendida e o veículo foram recolhidos e levados ao Pátio da Unidade Operacional de Piripiri, onde estão à disposição do órgão ambiental (IBAMA) para os procedimentos cabíveis.