Portal O Dia

Presidente de Câmara Municipal no Piauí é afastado pelo Supremo Tribunal Federal

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, em decisão liminar, o afastamento do vereador Raimundo Oliveira da Silva (PT) do cargo de presidente da Câmara Municipal de Sigefredo Pacheco, distante a 160 km de Teresina. A medida foi tomada nessa quarta-feira (19) no âmbito da reclamação nº 76.421, movida pela comissão provisória do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Sigefredo Pacheco.

Reprodução
Câmara Municipal de Sigefredo Pacheco

De acordo com as informações, a decisão judicial tem como base o entendimento do STF sobre a vedação à reeleição consecutiva para cargos da Mesa Diretora do Legislativo Municipal. Raimundo Oliveira da Silva, mais conhecido como Raimundinho do PT, já havia presidido a Casa Legislativa nos biênios 2021-2022 e 2023-2024, bem como foi reeleito para o atual biênio 2025-2026. O fato, contudo, contraria a jurisprudência do Supremo, com uma segunda recondução sucessiva.

O reclamante defende que a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sigefredo Pacheco, ocorrida no dia 1º de janeiro de 2025, desrespeita a própria Lei Orgânica da cidade, que, no artigo 23, determina que é vedada a recondução do ocupante da Mesa Diretora para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

Com isso, o STF determinou o imediato afastamento de Raimundo Oliveira da Silva do cargo de presidente da Câmara Municipal, que agora deverá ser assumida pelo vice-presidente eleito até o julgamento definitivo do caso. Além disso, o ministro Dias Toffoli ordenou a citação da parte reclamada e concedeu prazo de 15 dias para o reclamado apresentar informações e contestação, com vistas os autos à Procuradoria-Geral da República para posterior manifestação.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.