A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta (12), a Operação Estafermo, com o objetivo de investigar desvios de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) em Paes Landim, município localizado a 406 km de Teresina, no interior do Piauí. A operação, que já cumpriu um mandado de busca e apreensão, está apurando fraudes envolvendo verbas destinadas à assistência social.
O FNAS é um fundo público essencial para o financiamento de serviços e programas de assistência social, incluindo o Bolsa Família e o Cadastro Único. Segundo a PF, a investigação teve início após uma denúncia feita pela Câmara Municipal de Paes Landim. O órgão local teria identificado o uso indevido de dados de beneficiários do Bolsa Família, sendo utilizados para emitir notas fiscais falsas. Essa prática teria permitido o desvio de recursos públicos para despesas pessoais de gestores municipais.
LEIA TAMBÉM
O prejuízo estimado com os desvios de verbas ultrapassa os R$ 30 mil. A Polícia Federal continua a investigação e trabalha para identificar outros envolvidos na fraude, além de calcular o impacto real para os cofres públicos.
Os envolvidos no esquema poderão ser processados pelos crimes de peculato (apropriação indevida de recursos públicos) e falsidade ideológica. A operação visa evitar novos golpes e assegurar a integridade dos recursos destinados ao apoio social e à população mais vulnerável.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.