Moradores de São João da Serra, município localizado no norte do Piauí, estão enfrentando graves dificuldades com o abastecimento de água, especialmente durante o período mais quente do ano, conhecido como B-R-O Bró. A falta de fornecimento tem gerado uma série de transtornos para a população, principalmente para os residentes do bairro Piçarra.
A Agespisa, responsável pelo fornecimento de água no município, informou em nota que o desabastecimento foi causado pela queima de uma bomba de um dos poços do sistema. A nota também destacou que a falta de água ocorre devido à queda da vazão dos poços e ao fato de o sistema estar operando com manobras técnicas, que alternam a distribuição de água entre os bairros para que nenhum deles fique completamente sem abastecimento durante o dia.
“Durante determinados períodos do dia, a água é direcionada para alguns bairros e em outros períodos para outros bairros, de forma alternada. São as chamadas manobras técnicas, para que os moradores não fiquem 24 horas desabastecidos. Nesse período mais quente do ano, infelizmente ocorre essa irregularidade no abastecimento”, disse a entidade por meio da assessoria de imprensa.
No entanto, a justificativa da Agespisa não convence a população local. Cristina Sousa, secretária executiva, visitou familiares em São João da Serra e se deparou com a realidade angustiante dos moradores. Em entrevista, ela relatou como a falta de água tem afetado a vida cotidiana das pessoas.
"A população de São João da Serra está sofrendo pela falta de água, principalmente no bairro Piçarra. Eles precisam acordar de madrugada, às 2h da manhã, para conseguir encher baldes de água", explicou Cristina.
LEIA TAMBÉM
Ela também criticou a justificativa da Agespisa sobre as manobras técnicas, apontando que, na prática, os moradores acabam passando o dia inteiro sem água, o que tem prejudicado ainda mais a qualidade de vida na cidade. Além disso, Cristina comentou que a fatura de água continua chegando normalmente, mesmo que os moradores não estejam fazendo uso do serviço.
"Esse desligamento da Agespisa é irresponsável. A população passa o dia inteiro sem água, sem poder tomar banho ou fazer as tarefas mais básicas. O que eles estão fazendo em São João da Serra é desumano. Se a empresa precisa fazer manobras técnicas, que ao menos garantam água para beber, cozinhar e tomar banho, mas isso não está acontecendo. As pessoas têm que recorrer a alternativas como a Praça da Cidade, onde existe um mangueirão com uma caixa d'água, para conseguir pegar água", afirmou Cristina, indignada com a situação.
Cristina ressaltou ainda que a falta de água não é um problema novo e que a população já sofre com a situação há anos. De acordo com ela, o problema tem se arrastado ao longo dos anos, sem solução efetiva.
"Esse problema não é de hoje. Não é só no calor, é o ano inteiro. Como diz minha avó, é o 'tempo todo'. A bomba quebra e nunca é consertada de forma definitiva. O que estão fazendo é um descaso com a população", destacou Cristina.
A prefeitura de São João da Serra, através do prefeito Joãozinho Manú, também se manifestou sobre a situação. Joãozinho reconheceu as constantes reclamações dos moradores e afirmou que a situação afeta diretamente a cidade.
“As reclamações são constantes. Estamos pedindo socorro para a Agespisa resolver esse problema. As pessoas passam o dia inteiro sem água. Eles dizem que vão resolver o problema, mas é preciso consertar as questões dos vazamentos de bomba e outros problemas estruturais”, declarou o prefeito.
Conforme a Agespisa, a retomada do abastecimento de água em São João da Serra está prevista para esta sexta-feira (22). Para dúvidas e reclamações sobre o abastecimento de água no município de São João da Serra, a Agespisa disponibiliza o número 0800 086 8888.
Veja a nota da empresa na íntegra:
A Agespisa informa que a retomada do abastecimento de água em São João da Serra está prevista para esta sexta-feira (22).
A falta de água em parte da cidade é causada pela queima da bomba de um dos poços do sistema.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.