As obras da Barragem de Atalaia, no município de Sebastião Barros, no Sul do Piauí, foram retomadas pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e deverão ser concluídas até o final do ano, segundo estimativa do Governo do Estado. A construção do reservatório teve início em 2010 e parou por diversas vezes.
Segundo o projeto, a barragem tem um coroamento de 2.581m com altura de 24m e capacidade de acumulação de água 211 milhões m³. O reservatório é uma das apostas para solucionar os problemas para a escassez de água nos municípios de Sebastião Barros, Corrente, Cristalândia e Parnaguá. O investimento previsto é R$ 55,2 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, explicou que restam apenas 20% para a conclusão de toda a obra. Com a retomada, as equipes realizam a retirada da vegetação do local para que os serviços consigam avançar. O trabalho visa também na compensação ambiental como o afugentamento e resgate da fauna silvestre das espécies mais suscetíveis. Outra ação será a construção de 44 casas em dois assentamentos que abrigarão famílias que terão alagadas.
“A retomada das obras é uma notícia aguardada com grande expectativa pelos moradores de Sebastião Barros e arredores, que enfrentam desafios relacionados à escassez de água e à falta de infraestrutura hídrica adequada. O projeto já ultrapassou os 80% de execução e as equipes do Idepi estão atualmente concentradas na fase de supressão vegetal, um passo fundamental para o avanço das obras. A previsão é que ela seja concluída até o fim de 2024.”, explicou o diretor.
A Barragem de Atalaia é tida como uma das maiores obras de infraestrutura do estado e terá capacidade de promover a segurança hídrica, e impulsionar a economia regional, criando oportunidades de emprego e estimulando o crescimento de diversos setores, como agricultura, piscicultura, pecuária e turismo.