Portal O Dia

Centro de treinamento começa a ser construído na cidade de piauiense do salto com vara

Começou a ser construído o complexo de atletismo em Curralinhos, município que fica a 80km de Teresina e onde o jovem Moisés Soares, de apenas 13 anos, viralizou nas redes sociais ao treinar salto com vara de modo improvisado e demonstrar potencial para a modalidade. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a obra do estádio de futebol da cidade. A obra, que deve ser finalizada em outubro, é uma parceria entre a Secretaria dos Esportes (Secepi) e a Secretaria do Turismo (Setur) e visa impulsionar o esporte na região.

Divulgação / SECEPI
Obras do centro de treinamento de atletismo em Curralinhos

As obras receberam a visita da secretária dos Esportes, Josiene Campelo, que prometeu entregar as obras para outubro. “Recebemos o Moisés e apenas um mês depois, já estamos vistoriando a obra, com os equipamentos comprados e com previsão de entrega entre 15 e 20 dias”, ressaltou Josiene Campelo. A obra do complexo de atletismo, junto com o estádio de futebol, representa um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão por parte do Governo do Estado.

O complexo de atletismo inclui uma pista de salto com vara, pista de salto em distância e uma área destinada à prática de tiro com arco. A obra faz parte de um compromisso do Governo do Estado, que busca fomentar o surgimento de novos talentos e apoiar o desenvolvimento dos atletas locais. Entre os itens adquiridos estão colchões específicos para saltos, varas de fibra de vidro, postes de salto em altura, sarrafos e sapatilhas especializadas.

A obra foi assegurada pelo governador Rafael Fonteles ao próprio Moisés, durante visita ao Palácio Karnak, e às outras crianças que possam vir a se interessar pelo atletismo. “O vídeo dele viralizou na internet e o Brasil todo está conhecendo a história dele, que faz salto com vara de forma improvisada. Vamos ajudar tanto o Moisés, como o município e o professor que está à frente do projeto que incentiva as crianças na prática do atletismo, para que outras crianças também possam treinar”, declarou o chefe do Executivo Estadual.

Vídeos de Moisés treinando de forma improvisada repercutiram nas redes sociais

Moisés é natural da cidade de Curralinhos e tem o sonho de ser atleta olímpico. Nas imagens dos saltos, divulgadas nas redes, é possível ver que o pequeno atleta usa, em alguns momentos, uma vara improvisada para pular uma barreira em um campo de areia. Sem qualquer proteção, o jovem chega a saltar um obstáculo que é equivalente a duas vezes a sua própria altura.

Reprodução
Vídeos de Moisés treinando de forma improvisada repercutiram nas redes sociais

Em outros vídeos divulgados no perfil do adolescente no Instagram, que já acumula 165 mil seguidores, ele compartilha a sua rotina de treinos já com uma vara apropriada e praticando a queda em cima de colchões. O talento do garoto chamou a atenção por mostrar que, nem mesmo a falta de equipamento adequado foi suficiente para impedir que o pequeno praticasse o seu dom. Um grande feito, especialmente em um esporte que é considerado um dos mais caros dentre as modalidades olímpicas, mesmo em nível básico.

Moisés fazia parte de um projeto social, coordenado pelo professor Jocimar Venção (conhecido como Jorginho), que tem plantado sementes para colher bons frutos mais à frente. Jorginho foi o treinador de Moisés. Em seu projeto, o professor vem treinando atletas mirins em esportes como arremesso de peso e corridas de velocidade, apostando no desempenho individual de cada um.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.