A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou na manhã desta sexta-feira (10) a Operação Draco 175, que resultou na prisão de Solimar Lopes, de 60 anos, conhecida como “Vovó do Tráfico”, e sua filha, Sandra da Silva, que está grávida. As duas são acusadas de envolvimento com a facção criminosa Bonde dos 40, que atua na zona Sul de Teresina.
LEIA TAMBÉM
A operação desta sexta-feira cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo o BOPE, BEPI e a Guarda Municipal de Teresina. Segundo as investigações, Solimar Lopes, de 60 anos, é apontada como uma das líderes da organização, sendo responsável pela coordenação do comércio de drogas e pela arrecadação de valores destinados ao financiamento das atividades da facção. A operação foi um desdobramento da Draco 107, realizada em março do ano passado, que também resultou na prisão em flagrante das duas por tráfico de drogas.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, detalhou a operação. “A operação de hoje é um desdobramento da operação do Draco 107, que deflagramos em abril de 2024, quando efetuamos a prisão em flagrante delito de uma senhora, conhecida como vovó do tráfico e sua filha, elas foram atuadas por tráfico de drogas e associação para o tráfico”, explicou o delegado.
A filha de Solimar, Sandra da Silva, foi presa mesmo estando grávida. Segundo o delegado Charles Pessoa, as prisões foram fundamentais para desarticular a célula criminosa. "Infelizmente, ela se envolveu com uma organização criminosa e agora enfrentará as consequências legais de suas ações. Embora ela não tenha pensado nas implicações no momento, será responsabilizada e enfrentará a justiça criminalmente. Nós aprofundamos essas investigações e conseguimos desarticular uma célula que era responsável por fazer uma arrecadação, arrecadar uma espécie de mensalidade, conhecida como 'Caixinha', relacionada a membros do Bonde dos 40", detalhou.
O delegado também ressaltou que a operação não se limita às prisões realizadas hoje. “O material apreendido será analisado e, com certeza, servirá de base para novas ações contra o crime organizado em Teresina. Estamos comprometidos em continuar combatendo o tráfico e as facções criminosas”, concluiu Charles Pessoa.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.