Portal O Dia

Vacina contra dengue: FMS abre agendamento para crianças e adolescentes nesta quarta-feira (5)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza, a partir desta quarta-feira (5), o agendamento da primeira dose da vacina contra a dengue. O processo deve ser realizado por meio do site oficial https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/. A campanha é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme as determinações do Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, as vagas correspondem ao último lote de 7 mil doses recebidas pela FMS. “Até o momento, 4 mil pessoas já se vacinaram, enquanto 3 mil agendaram, mas não compareceram aos postos, estavam doentes ou preencheram o formulário de forma incorreta. Por isso, estamos fazendo essa nova convocação.”

A coordenadora esclarece que o esquema de vacinação contra a dengue é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. “Recomendamos que, caso a pessoa tenha tido dengue recentemente, ela aguarde um intervalo de seis meses para iniciar a vacinação”, acrescenta.

O que é preciso para se vacinar contra a Dengue em Teresina?

Ao abrir o site Vacina Teresina, o usuário vai encontrar uma página com os campos "CPF e data de nascimento" para preencher. A partir daí é só seguir o passo a passo do agendamento. Os locais de vacinação são informados no momento do agendamento.

José Cruz/Agência Brasil
Vacina contra dengue: FMS abre agendamento para crianças e adolescentes nesta quarta-feira (5)

Postos de vacinação

Para aqueles que já tomaram a primeira dose e ainda precisam da segunda, não é necessário realizar agendamento. Eles podem se dirigir diretamente aos postos de vacinação, disponíveis a partir da quarta-feira (5), são os seguintes:

Zona Leste:

Zona Sudeste:

Zona Norte:

Zona Sul:

Piauí recebe mais de 10 mil testes rápidos de dengue

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) recebeu no dia 29 de janeiro, um total de 10.475 testes rápidos para o diagnóstico da dengue. A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo reforçar a detecção precoce da doença, especialmente em áreas com dificuldade de acesso a serviços laboratoriais. O diagnóstico precoce pode evitar as formas mais graves da doença e facilitar o processo de recuperação.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2024 o estado registrou mais de 15 mil casos notificados de dengue e 10 mil confirmados. Os testes serão destinados às regionais de saúde dos municípios prioritários, seguindo critérios definidos pelo Coordenação de Epidemiologia da Sesapi. Esses critérios levam em consideração o número de notificações de casos suspeitos em cada localidade durante as semanas epidemiológicas de 2024.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.