O Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (INMET) informou, nesta quinta-feira (4), que 26 municípios do Piauí estão em alerta para chuvas intensas. O alerta amarelo remete a perigo potencial e estará ativo até as 10h desta sexta-feira (5). Segundo o órgão, as chuvas podem atingir até 50 mm/dia. Além disso, cidades da mesorregião sudoeste podem sofrer com ventanias de até 60 km/h.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), existe risco potenciais de queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, a população deve ficar atenta às possíveis rajadas de vento.
Nesses casos, é importante que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A entidade alerta ainda para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada.
Previsão do tempo em Teresina e interior do Estado
Nesta quinta (4), na capital há a possibilidade de chuvas isoladas especialmente pela noite, com muitas nuvens isoladas. A mínima prevista para hoje é de 25º e a máxima, de 35º. Na sexta-feira (05), o céu ficará mais encoberto por nuvens, e pode ter a ocorrência de chuviscos na cidade.
Já para o interior do estado, a previsão é de que os municípios do litoral, parte da região Norte e do Centro-Sul do Piauí registrem a incidência de chuvas, de menor proporção. No extremo sul do Estado, as precipitações pluviométricas poderão ser mais intensas, com a possibilidade de ventos intensos (40-60 km/h).
Cidades do Piauí em alerta amarelo para chuvas intensas:
- Alvorada do Gurguéia
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bom Jesus
- Caracol
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Cristino Castro
- Curimatá
- Currais
- Gilbués
- Guaribas
- Júlio Borges
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Palmeira do Piauí
- Parnaguá
- Redenção do Gurguéia
- Riacho Frio
- Ribeiro Gonçalves
- Santa Filomena
- Santa Luz
- São Gonçalo do Gurguéia
- Sebastião Barros