O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2023 começa na próxima segunda-feira (17). A Caixa fará a liberação dos valores de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do trabalhador. O abono salarial é um pagamento anual concedido a trabalhadores do setor privado, pelo Programa de Integração Social (PIS), e a servidores públicos, pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os valores ficarão disponíveis para saque até 29 de dezembro de 2025.
LEIA TAMBÉM
O pagamento do PIS/Pasep é feito anualmente, conforme cronograma do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT). O abono equivale a, no máximo, um salário-mínimo e é proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base.
O calendário de 2025 seguirá o mês de nascimento do trabalhador. Os dados de pagamento dos nascidos entre fevereiro e dezembro serão disponibilizados conforme a liberação da folha pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O primeiro lote contemplará 1,8 milhão de beneficiários nascidos em janeiro, totalizando R$ 2,1 bilhões. Até o fim do calendário, aproximadamente 22 milhões de pessoas devem receber o benefício.
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA terão o crédito depositado automaticamente. Já os que não possuem conta no banco receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, acessível pelo aplicativo CAIXA Tem.
Caso a conta digital não possa ser aberta, o saque poderá ser feito utilizando o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências da CAIXA, mediante apresentação de documento oficial de identificação.
Calendário de pagamentos
Nascidos em / Recebem a partir de:
- Janeiro: 17/02/2025
- Fevereiro: 17/03/2025
- Março: 15/04/2025
- Abril: 15/04/2025
- Maio: 15/05/2025
- Junho: 15/05/2025
- Julho: 16/06/2025
- Agosto: 16/06/2025
- Setembro: 15/07/2025
- Outubro: 15/07/2025
- Novembro: 15/08/2025
- Dezembro: 15/08/2025
PIS/Pasep: quem tem direito ao abono salarial?
O abono salarial do PIS/Pasep é destinado a trabalhadores que atendem aos seguintes critérios:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2023;
- Ter recebido, em média, até dois salários-mínimos mensais no período;
- Ter seus dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Os trabalhadores do setor privado recebem pela CAIXA (PIS), enquanto os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil (Pasep).
PIS/Pasep: como consultar valores e calendário de pagamento do abono salarial
Os beneficiários podem verificar se têm direito ao abono salarial e consultar valores por meio dos seguintes canais:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Portal Gov.br
- Canal Telefônico 158
Para os trabalhadores nascidos em janeiro, a CAIXA disponibiliza a consulta às informações do pagamento pelos seguintes canais:
- App CAIXA Tem
- App CAIXA Trabalhador
- Portal Cidadão
Para os nascidos em janeiro, os dados já estão disponíveis. Os trabalhadores dos meses seguintes poderão consultar suas informações conforme a liberação da folha de pagamento pelo MTE.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.