O aquecimento para os jogos olímpicos já começou, a cerimônia de abertura ocorrerá nesta sexta-feira (26), às 14h30 (horário de Brasília) e os Jogos Paralímpicos ocorrerão em 28 de agosto. Ao contrário das edições anteriores, o mascote deste ano não será representado por um animal. A escolha deste ano traz consigo um significado profundo e uma identidade única, que reflete a rica história e os valores da França. Les Phryges, em francês, são os mascotes escolhidos para representar competição principal e das paralimpíadas.
LEIA TAMBÉM
A escolha das Phryges como mascotes foi intencional, buscando conectar os valores olímpicos com a rica história e cultura francesa. O barrete frígio é um símbolo muito forte para os franceses, e sua utilização nas mascotes reforça a identidade nacional e os ideais de liberdade e igualdade. A diferença para a mascote Olímpica, que usa um tênis branco, a mascote paralímpica, possuí uma perna protética para destacar a importância da inclusão e da diversidade nos esportes.
O que são as Phryges?
Os Phryges, ou frígios em português, vem diretamente do barrete frígio, um tipo de gorro que se tornou um símbolo universal da liberdade. Durante a Revolução Francesa, esse acessório era usado pelos revolucionários como um símbolo de sua luta contra a monarquia e a busca por uma sociedade mais justa. A imagem do barrete frígio rapidamente se espalhou pelo mundo, tornando-se sinônimo de revoltas populares e da aspiração por um futuro mais livre.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.