Introdução: Neste sábado da 22ª Semana do Tempo Comum, somos convidados a refletir sobre a humildade e a importância de nos mantermos fiéis ao Evangelho, mesmo diante das adversidades e perseguições.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 4, 6b-15)
6bIrmãos, apliquei essa doutrina a mim e a Apolo, por causa de vós, para que o nosso exemplo vos ensine a não vos inchar de orgulho, tomando o partido de um contra outro, e a “não ir além daquilo que está escrito”. [...] 14Escrevo-vos tudo isto, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos admoestar como meus filhos queridos. 15De fato, mesmo que tivésseis dez mil educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo.
Salmo 144
Refrao: O Senhor está perto de quem o invoca!
É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. [...] Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 6, 1-5)
Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. [...] E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Antífona de Entrada
Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. (Cf. Sl 85, 3. 5)
Antífona do Ofertório
Dignai-vos, Senhor, libertar-me, vinde logo, Senhor, socorrer-me! De vergonha e vexame enrubesçam, os que buscam roubar minha vida. (Cf. Sl 39, 14. 15a)
Antífona da Comunhão
Como é grande, ó Senhor, a riqueza da vossa bondade, que reservais para aqueles que vos temem. (Cf. Sl 30, 20)