Portal O Dia

Férias de julho, uma oportunidade para conhecer as belezas de Teresina

Férias é um momento de diversão e lazer, e nada mais interessante do que conhecer os pontos turísticos da cidade em que se mora. Teresina, capital do Piauí, é repleta de locais agradáveis para visitar, e o melhor, gratuitos. Em diversos espaços, é possível ter contato com a natureza, praticar esporte, relaxar, apreciar a cultura e também conhecer um pouco da história da nossa cidade.

Em maio deste ano, Teresina recebeu do Ministério do Turismo o certificado de que o município integra o “Mapa do Turismo Brasileiro de 2024”, o que demonstra o potencial da capital. A movimentação em Teresina aumenta significativamente no mês de julho. Somente no Aeroporto, a estimativa de movimentação deve chegar a 95 mil passageiros, com quase 800 voos, chegando e saindo da cidade. E a mesma intensidade de turista ocorre no Terminal Rodoviário. Segundo a administração, mais de três mil passageiros embarcam diariamente no local. 

Divulgação/Semcom
Ponte Estaiada, em Teresina

Em 2023, Teresina recebeu 587 mil pessoas, gerando uma receita de R$ 535 milhões. Eneas Barros, coordenador de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) enfatiza que há muito a se fazer em Teresina no período de férias, não somente fazer passeios, mas também provar uma das melhores gastronomias do país. Somente no mês de abril, a capital recebeu 61 mil pessoas e a expectativa é de que esse número aumente em julho.

“Mas o nosso carro chefe é a rota turística dos sítios, o turismo rural. Atualmente, temos 22 empreendimentos cadastrados, oferecendo uma variedade muito grande de alternativas para o visitante, como esporte radical, gastronomia típica, parque aquáticos, caminhada, trilha andar a cavalo, tudo que ele precisar fazer, ele pode encontrar nos nossos sítios e as agências de viagem estão preparadas para montar esse roteiro”, comenta.

O mês de julho não é considerado de alta estação em Teresina, já que a capital é cidade de negócios, no qual 51% das pessoas que vêm à capital atuam neste segmento, sendo os meses de dezembro e janeiro, os que apresentam maior fluxo de turistas na cidade.

“Os meses de abril e outubro, que são média estação nas cidades do litoral, para a gente é alta estação, porque é quando as pessoas vêm para cá. Assim como São Paulo e Brasília, nosso forte é o entretenimento, o lazer e os nossos empreendimentos rurais e comidas típicas são nosso ponto forte. Além disso, temos um artesanato muito bonito e muito barato, temos fábricas de roupas acessíveis”, completou Eneas Barros, coordenador de Turismo da Semdec.

Mas, o que fazer nas férias de julho em Teresina e quais os pontos turísticos da capital?

Lazer gratuito

A história de Teresina começa no bairro Poti Velho. Localizado na zona Norte da capital, o local reúne diversos pontos turísticos que valorizam a cultura e a arte das pessoas que ajudaram a construir Teresina. Tudo começa no Polo Cerâmico, onde são confeccionadas as cerâmicas mais famosas da cidade e reúne obras de grandes artistas da terra.

Recentemente, foi inaugurado o Parque Vila Poty, um local com quiosques para alimentação, banheiros, uma capela, praça, mirante, centro cultural, além de espaços de lazer, como campo de futebol e playground, tudo isso banhado pelo Rio Poti. E é no mirante do parque que o visitante pode apreciar um dos mais belos pôr do sol da capital. O sol se põe em um dos pontos turísticos mais famosos de Teresina, no Encontro dos Rios - Poti e Parnaíba.

Assis Fernandes/ODIA
O Parque Vila Poty fica no Polo Cerâmico do Poti Velho

Dentro da Cooperativa de Mulheres Artesãs do Poti Velho é possível ainda encontrar um pouco da história do Polo Cerâmico. No local, foi criada uma Galeria de Arte Cerâmica Raimundinha do Poti, onde são expostas fotografias que retratam o início do Polo até os dias atuais, a evolução dos artistas e das peças produzidas. Há também um memorial da história da cerâmica do Piauí, com peças de artesãos de outros municípios, como Oeiras, São João das Varjotas, Floriano, Parnaíba, Pedro II e São Raimundo Nonato.

O Parque Nova Potycabana é um dos espaços mais conhecidos de Teresina, especialmente para quem gosta de praticar esporte e ter um local tranquilo para passear com a família. Ideal para quem deseja correr, andar de bicicleta, de patins, ou sentar embaixo de uma árvore para ler um livro ou fazer aquele delicioso piquenique.

Leia também: Nova Potycabana: mais de uma década de cultura, esporte e lazer

São mais de 43 mil m² de área verde, permitindo ao turista contato com a natureza, mesmo em meio à área urbana de Teresina. Além disso, os visitantes podem contemplar o Rio Poti, que banha o parque e apreciar um fim de tarde encantador. O Parque Nova Potycabana conta com quadras de areia, de futsal e skate, além de pista para corrida e ciclismo. O espaço possui segurança, garantindo aos visitantes tranquilidade durante os passeios.  

Localizado ao lado da principal avenida de Teresina, a Frei Serafim, o Parque da Cidadania foi inaugurado em 2016 e possui mais de oito mil hectares de área. O local é muito procurado por quem deseja aproveitar seu dia de folga com tranquilidade e em contato com a natureza. O parque possui espaço que permite a prática de diversas modalidades esportivas, contando com ciclovia; pista de skate e quadra de futebol, além de quadra para skate, anfiteatro; área de recreação infantil e um belíssimo lago artificial.

E para quem gosta de apreciar arte, dentro do Parque da Cidadania possui o Museu de Arte Santeira, com obras produzidas por artistas piauienses. E para aqueles que não abrem mão de apreciar o belo pôr do sol, o parque proporciona uma vista incrível desse espetáculo natural.

Divulgação
Parque da Cidadania, um dos locais mais aprazíveis da cidade

Quem visita o Parque da Cidadania ainda pode admirar a belíssima estrutura da Estação Ferroviária, inaugurada em 1926 e tombada em 2013. A construção possui um estilo eclético, com ornamento de madeira lavrada e telhados com telhas tipo Marselha, destacando o alaranjado no prédio.

O Parque da Criança é literalmente um caçulinha entre os parques de Teresina e foi inaugurado em 2022. O espaço proporciona que as crianças brinquem ao ar livre e tenham contato com a natureza, sendo um excelente local para reunir as famílias para um passeio ou piquenique.

O parque ambiental fica localizado na Avenida Raul Lopes, próximo à Ponte da Primavera, zona Leste de Teresina, e possui cerca de 13 mil m² de área arborizada dedicada ao público infantil. No local é possível que as crianças tenham acesso a ecobrinquedoteca; hortas educativas; casinha de madeira; playground; píer sobre o rio Poti; espaço para piquenique e trilhas ecológicas. A entrada no parque é gratuita e no local há estacionamento para veículos e bicicletas.

Lazer pago

O Bioparque Zoobotânico do Piauí é uma área de proteção e conservação de fauna e flora localizado em Teresina. Fundado em 1973, o local recebe 3.336 visitantes por semana. O espaço é utilizado como zoológico abrigando diversas espécies de répteis, aves e mamíferos silvestres e exóticos e possui áreas de lazer com parque inflável, área para piqueniques, corridas, trilhas ecológicas, além de atrativos como trenzinho, bicicleta, caiaque, pedalinho, trampolim e cavalos, bem como praça de alimentação.

Governo do Piauí
O Bioparque Zoobotânico do Piauí é uma área de proteção e conservação de fauna e flora

O Zoobotânico de Teresina é o terceiro maior parque urbano do Brasil e o maior do Nordeste, com uma área total de 127 hectares. A modernização e requalificação do Parque Zoobotânico trouxe inúmeros efeitos multiplicadores, deixando o local mais inclusivo e acessível para crianças, idosos e pessoas com deficiência, além de garantir mais qualidade de vida e conforto aos animais. A vegetação predominante do bioparque é a floresta estacional semidecídua, além de mata ciliar nas margens do rio Poti e riachos. 

Do Mirante da Ponte Estaiada é possível ver o mais bonito pôr do sol de Teresina. O mirante fica localizado a 95 metros de altura, o que equivale a um prédio de 32 andares, possui dois elevadores panorâmicos e permite a circulação de até 100 pessoas simultaneamente Em média, 50 mil pessoas por ano visitam o local e possibilita que o visitante tenha uma visão de 360º de Teresina.

A construção da ponte seguiu padrões internacionais de qualidade para oferecer à capital piauiense uma obra que unisse a utilidade pública, beleza, versatilidade e preservação do meio ambiente. Não é à toa que o Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada tornou-se um importante ponto turístico da cidade e o cartão-postal mais famoso. Na base no mirante, há ainda lojistas com produtos típicos da região, além de quiosques. 

Um dos destinos mais procurados por aqueles que querem sair da correria da vida urbana é a Rota dos Sítios de Teresina. O circuito Rota dos Sítios de Teresina abrange 22 empreendimentos rurais, próximos à cidade, que oferecem passeios a cavalo, parque aquático, esportes radicais, trilhas para bike, pedalinhos, pescarias, chalés, recreação infantil, além de bares e restaurantes com gastronomia regional.

Leia também: Turismo rural: um convite ao lazer fora da agitação do perímetro urbano

A Rota dos Ipês abrange a Fazendinha Bernard’s, Kitanda Petit, Kingopark, Trapos & Fiapos, Jóquei Clube, Fazenda Novo Rancho, Balneário Montanhas, Barraca do Arêa e o Sítio Sunrise. A do Gavião possui a Fazenda Vale do Leite, o Haras Ninizo, o Araxá Bike Park, o Titara Park, o Cantinho do Sonhador, o Sítio do Didi, o Sítio Alegria e o Sítio do Mineiro. Já a Rota do Lago, é uma das com menos área de extensão, abarcando o Restaurante Sítio, o Mirante Lago e o Resort Hotel Atlantic City Náutico. A Rota da União fecha o circuito, com a Casa do Beiju, o Paradise Cable Park e o Bioparque Zoobotânico. A lista completa com o contato de todos os empreendimentos está disponível no Instagram da Semdec (@semdec).