Portal O Dia

Cadastro Único terá sistema de inserção e atualização de dados reformulado pelo MDS

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou nesta terça-feira (20) que o sistema do Cadastro Único (Cadúnico), utilizado há 14 anos, será reformulado e ganhará uma plataforma mais ágil e eficiente. A previsão é que o novo sistema seja utilizado a partir de março de 2025 e deve capacitar cerca de 40 mil operadores no país.

A nova plataforma do Cadúnico vai permitir a integração online de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos.

Ascom Semcaspi
Atendimento do Cadastro Único

Segundo a secretária Letícia Bartholo, de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, o sistema do Cadúnico representa um mapa multidimensional da pobreza no país.

“O Cadastro Único não é só um sistema, é também uma política pública que envolve 40 mil operadores e milhares de equipamentos sociais. A reforma trará benefícios para a população, aumentará a segurança cibernética e vai recolocar o CadÚnico no lugar que ele ocupou por muito tempo: de tecnologia social reconhecida mundialmente", ressaltou.

A secretária Letícia Bartholo explica que com a reforma, no momento da inclusão ou da atualização dos dados das famílias, as informações serão buscadas e incluídas de maneira automática e online.

“No novo sistema haverá interligação online, então, na hora de cadastrar, já vão vir as informações do CPF, se ele está regular, e outros dados. Isso vai facilitar a vida do operador, que não vai precisar preencher todo o cadastro, e a vida das pessoas que vão se cadastrar e que, muitas vezes, não têm tempo, nem condições de ficar indo aos equipamentos públicos”, explicou.

Lançamento e treinamento

O novo sistema do Cadastro Único será lançado em dezembro deste ano como uma etapa preliminar de capacitação. O MDS vai promover também um amplo processo prévio de divulgação e capacitação para todos os operadores do sistema.

O treinamento será online e obrigatório. A trilha de capacitação, para os diferentes perfis de acesso ao sistema, terá capacitações básica, intermediária, avançada e atualizações.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.