Portal O Dia

VÍDEO: Moradores registram queda de avião com 62 pessoas no interior de SP

Um avião com 62 pessoas a bordo caiu na tarde desta sexta-feira (9) na região do bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo. Ao todo, o avião levava 58 passageiros e quatro tripulantes. A aeronave, um turboélice modelo ATR-72 da Voepass Linhas Aéreas, havia partido de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Imagens de vídeo que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda da aeronave. Confira a seguir:

De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu por volta das 13h28, na rua João Edueta, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). O avião caiu dentro do condomínio residencial Recanto Florido, conforme comunicado da Prefeitura de Vinhedo.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar estão no local prestando atendimento. Hospitais das cidades de Vinhedo e Valinhos foram mobilizados para receber possíveis feridos, mas até o momento não há informações sobre vítimas.

Reprodução/Redes Sociais
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.

A Voepass Linhas Aéreas confirmou o acidente com o voo 2283. O país não registrava ocorrências semelhantes há 17 anos. Este modelo de aeronave, segundo a Anac, tem capacidade para 68 passageiros.

O avião é produzido pela ATR, uma empresa francesa que está entre os principais fabricantes de aeronaves no mundo. Segundo informações da fabricante, o modelo ATR-72-500 é capaz de atingir uma altitude máxima de 10 mil pés (aproximadamente 3 mil metros) e pode alcançar uma velocidade máxima de 510 km/h. A aeronave tem capacidade para transportar até 7 mil quilos em serviço.

Plataforma registrou trajeto do avião

A plataforma de monitoramento de voos Flightradar capturou o trajeto do avião durante a queda. A aeronave decolou de Cascavel (PR) às 11h56, com destino a Guarulhos (SP). Conforme os dados da plataforma, o avião subiu até alcançar 5 mil metros de altitude por volta das 15h23, mantendo essa altura até as 16h21, quando começou a perder altitude. Nesse momento, a aeronave realiza uma curva acentuada. Às 13h22 – um minuto antes do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, indicando uma queda de cerca de 4 mil metros.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.