Portal O Dia

VÍDEO: Balneário Camboriú e outras cidades de Santa Catarina decretam emergência devido às chuvas intensas

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, nesta sexta-feira (17), um alerta vermelho para deslizamentos de terra em quatro regiões do estado: Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. O alerta segue válido até o próximo domingo (19), devido ao grande volume de chuvas que vem atingindo essas áreas.

Divulgação/Coredec/Itajaí (SC)
VÍDEO: Balneário Camboriú e outras cidades de Santa Catarina decretam emergência devido às chuvas intensas

Os acumulados de chuva já ultrapassam os 300 milímetros em algumas localidades, o que fragiliza o solo e aumenta o risco de deslizamentos, segundo informações do órgão. Entre as cidades mais afetadas estão Florianópolis, Balneário Camboriú, Camboriú, Porto Belo e Itapema, que enfrentam alagamentos e deslizamentos, além de decretarem situação de emergência.

Grande Florianópolis e o Médio e Baixo Vale do Itajaí são as regiões que mais preocupam as autoridades. Alagamentos generalizados e o risco de deslizamentos têm isolado comunidades, principalmente em áreas de encosta. Governador Celso Ramos foi um dos municípios mais afetados, com quedas de muros e árvores dificultando o acesso a diversas localidades.

Até o momento, pelo menos 880 pessoas foram forçadas a deixar suas casas em todo o estado. Camboriú, Porto Belo e Itapema são as cidades com maior número de desalojados, totalizando 180 pessoas que estão em abrigos provisórios ou hospedadas com familiares.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina continua monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas de risco e ficar atenta às atualizações dos órgãos oficiais.

Prevenção e cuidados em áreas de risco


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.