Portal O Dia

Turismo em Teresina: capital recebeu mais de 61 mil visitantes em um mês

No mês de abril o fluxo turístico em Teresina apresentou crescimento de 38,4%, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, saltando de 46.064 turistas no mesmo período de 2023 para 61.609 em abril de 2024. Como consequência, a Receita gerada pelos que visitaram Teresina no mesmo período evoluiu de R$ 42 milhões para R$ 56 milhões, representando um crescimento de 33,7%.

Os dados são da Coordenação de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), da Prefeitura de Teresina. 

Divulgação/Semcom
Ponte Estaiada, em Teresina

Os cálculos tomam como base informações repassadas pela CCR Aeroportos - empresa administradora do Aeroporto da Capital, acerca do movimento de passageiros embarcados pelo aeroporto. As pesquisas realizadas pela Coordenação de Turismo da SEMDEC fornecem indicadores que auxiliam na identificação de quem é turista entre os passageiros que estão embarcando, quem é residente em Teresina e quem está vindo do interior para embarcar.

“O percentual de turistas embarcados é aplicado à quantidade de embarques registrados pela CCR Aeroportos, resultando em números absolutos sobre o total de turistas que utilizaram o aeroporto para retornar às suas origens. Sabe-se que 40,7% dos visitantes utilizam o aeroporto, informação que leva ao fluxo global de turistas em visita a Teresina”, explicou o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.

Em 2023, Teresina recebeu 588 mil turistas. Pelas estimativas da SEMDEC, esse número deverá ser ultrapassado em 2024, quando alcançará mais de 600 mil pessoas circulando pela capital.

Arquivo / O Dia
turismo cultura viagem aeroporto de teresina

Teresina entre os 10 destinos mais procurados para viagens

O aumento no turismo em Teresina traz impactos econômicos e sociais ao município. Dois grandes sites de buscas, Decolar.com e Booking.com, colocaram a capital do Piauí entre os 10 destinos mais procurados para as festas natalinas e para viagens em 2024.

A participação de Teresina em nove feiras nacionais de Turismo, entre 2021 e 2023, é apontada como uma motivação do aumento na procura pela capital piauiense.

Para fomentar o turismo rural, foi sancionada em 2022 a lei que cria a Rota Turística dos Sítios da Capital, com incluí 16 empreendimentos. A rota turística de que trata a lei abrange empreendimentos localizados na zona rural da capital ou que estejam na periferia da cidade. Somente os empreendimentos regularmente cadastrados na Prefeitura de Teresina, através Semdec, que assinarem o Termo de Adesão, serão incluídos no Guia de Informações Turísticas Rota dos Sítios de Teresina.

Jailson Soares/ODIA
Floresta Fóssil de Teresina

Inicialmente, foram desenvolvidas quatro rotas:

Rota dos Ipês: Fazendinha Bernard’s, Kitanda Petit, Jóquei Clube, Trapos & Fiapos, Kingo Parker e Fazenda Novo Rancho;

Rota do Gavião: Fazenda Vale do Leite, Sítio Alegria, Haras Ninizo, Sítio do Didi, Cantinho do Sonhador, Titara Park e Araxá Bike Park;

Rota do Lago: Restaurante Sítio e Mirante do Lago;

Rota da União: Casa do Beiju e Paradise Cable Park.

Já a Rota Turística da Paleontologia foi criada a partir da lei sancionada pelo governo do Estado, é composta pelos municípios de Teresina, Altos, Nazária, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, União e José de Freitas. Os municípios possuem sítios paleontológicos existentes, comprovados por paleontólogos da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.