Subiu para 143 o número de mortos nas enchentes que atingem o Estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, 446 cidades já foram afetada, 81.170 pessoas estão desabrigadas e 537.704 estão desalojadas. O número de pessoas afetadas pela tragédia já chega a 2.115.704. Pelo menos 806 pessoas ficaram feridas e 125 estão desaparecidas. O número de animais resgatados desde o começo da tragédia até este domingo (12) chega a 10.555.
Os dados foram atualizados pela Defesa Civil Estadual na manhã de hoje (12). O órgão emitiu um alerta com base nas previsões feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a região nos próximos dias. O Inmet aponta que há possibilidade de mais chuvas intensas no Rio Grande do Sul o que, segundo os especialistas, pode agravar ainda mais a situação nas cidades atingidas.
A região do Vale do Taquari, uma das mais afetadas pelas enchentes, já registrou mais chuva neste domingo (12), assim como a capital, Porto Alegre. A previsão é que a chuva dure até amanhã com volumes acumulados entre 80 e 140 milímetros com risco de geada.
LEIA TAMBÉM
Brasil e Portugal acertam logística para transporte de doações
A Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério dos Portos e Aeroportos estão articulando com a Força Aérea Brasileira a logística para transportar as mais de 200 toneladas de doações destinadas à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A triagem dos donativos está sendo feita pela embaixada brasileira em Lisboa
LEIA TAMBÉM
Na noite desta sexta-feira (10) o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou a suspensão das restrições legais para importação de bens usados mediante doação, a fim de que o Rio Grande do Sul possa receber a ajuda humanitária que está sendo enviada de outros países.
A medida está em portaria da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC publicada ontem. Com a portaria, as regras restritivas ficam suspensas por 30 dias – prazo que poderá ser prorrogado, a depender da evolução do quadro de calamidade no estado. Em geral, a importação de bens de consumo usados é proibida, enquanto a de bens de capital usados (máquinas e equipamentos) só pode ser feita na ausência de produção nacional.
________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.