Em visita ao Piauí nesta sexta-feira (15), o diretor nacional do Sebrae, Décio Lima, comemorou a criação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa que é a 38ª pasta do governo será responsável por estimular o microcrédito e a formalização dos negócios.
Décio Lima lembrou que 99% das empresas em atividade no país são de pequeno porte, contudo, representam cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Já as grandes empresas que representam apenas 1% dos CNPJs correspondem a 70% do PIB e, por isso, possuem mais poder de decisão.
“Com a criação do ministério, as pequenas empresas passam a estar na mesa de negociações do nosso país. Temos certeza que a partir dessa construção vamos ainda mais impulsionar o espírito empreendedor dos brasileiros”, disse o diretor. Para ele, o ministério chega atrasado na história econômica do país, já que o setor representa 65% da empregabilidade formal do Brasil.
O Ministério do Empreendedorismo foi criado pelo presidente Lula por meio de uma medida provisória em meio a um arranjo para atrair o Progressistas e Republicanos para o governo e garantir a governabilidade no Congresso. A pasta será comandada por Márcio França, que deixou o Ministério de Portos e Aeroportos.
O deputado federal Francisco Costa (PT) disse que não vê oposição no Congresso para a criação do ministério. “É preciso ter um olhar especial para as micro e pequenas empresas do Brasil porque são grandes impulsionadores da nossa economia. Percebo o ambiente na Câmara Federal para a criação desse ministério para que assim tenha a condição de ter uma área vocacionada para cuidar dos micro empreendedores”, comentou.