Portal O Dia

Looks de fim de ano: como se vestir bem gastando pouco?

As festividades de final de ano trazem consigo uma série de questionamentos sobre o que vestir em diversas ocasiões, gerando dúvidas sobre cores e tendências do momento. A maneira como nos vestimos não é apenas uma expressão da moda, mas também um meio de comunicar quem somos e o que desejamos projetar. 

Freepik
Looks de fim de ano: como se vestir bem gastando pouco?

Em entrevista ao Jornal O DIA, a consultora de moda Glay Glenda, ressaltou que a roupa é um elemento da comunicação não-verbal. “Através dos elementos de uma roupa conseguimos nos comunicar a nossa personalidade. Laços, babados, linhas retas, tecidos planos, botões, texturas... tudo isso comunica. É importante saber o que deseja comunicar e para quem”, disse. 

Segundo ela, cada roupa expressa significados e simbologias diferentes, e isso varia de acordo com a cultura de cada indivíduo e sociedade. O autoconhecimento é fundamental para criar looks que verdadeiramente expressem a sua personalidade.

Para o período de fim de ano, tradicionalmente associado às cores clássicas como vermelho e branco, a especialista destaca que há espaço para tons como dourado, prateado e "cru". 

Reprodução/Pinterest
Looks de final de ano podem te pedem tons de dourado e prateado

"O momento também é de lembrar dos significados das cores para atrair aqueles desejos para o ano que se inicia", diz Glenda sobre a escolha do look para o reveillon.

Para vestir bem, não precisa pagar caro

Em meio a tantas escolhas, a questão financeira surge como um fator indispensável na decisão do que vestir. No entanto, é possível brilhar nas celebrações sem comprometer as finanças. A consultora Glay Glenda enfatiza que estar bem vestido não exige necessariamente investir nas peças mais caras da loja. Peças básicas e confortáveis, muitas vezes, são sinônimo de elegância. 

Glay reforça a importância de considerar a qualidade e temporalidade do produto, e ressalta que é possível encontrar opções acessíveis em brechós, o que proporciona economia e contribui para o consumo consciente e sustentável. “O brechó é uma ótima ferramenta para aprimorarmos nosso olhar e criatividade. É possível montar looks incríveis com um investimento menor”, avalia. 

Pexels
Brechó é opção para economizar com os looks de final de ano

E o ramo sustentável da moda tem crescido cada vez mais. Segundo dados do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo, as vendas realizadas por brechós cresceram cerca de 30% em 2022, atingindo um faturamento de 2,9 bilhões.

A proprietária de um brechó em Teresina, Thamara Cipriano, destaca a diversidade de peças disponíveis, desde opções super baratas até itens de marca a preços acessíveis. Ela acabou criando seu próprio negócio após uma viagem a São Paulo. 

“Em geral os brechós e bazares não era algo que via com frequência em Teresina. Em uma viagem para São Paulo me deparei com vários brechós legais e interessantes. Quando voltei para cá, tive a ideia de desapegar de algumas peças minhas, mas foi algo sem pretensão”.

Thamara CiprianoEmpreendedora

Os brechós têm se destacado como uma excelente alternativa para quem busca gastar menos e adquirir peças de qualidade. Vale lembrar que os brechós realizam uma curadoria rigorosa, selecionando peças com base na qualidade, estado de conservação, marca e outros critérios. 

Para além dos brechós, existem outras alternativas que podem ser uma boa opção. Confira a seguir:

 Dê uma nova vida às peças que você já tem no armário. Uma simples customização, como a adição de bordados, patches ou alterações na modelagem, pode transformar uma peça básica em um visual festivo e exclusivo. Além disso, você pode encontrar alguma roupa antiga que antes não gostava, mas que agora pode se tornar seu novo xodó. 

   Se você busca um look mais glamoroso para ocasiões específicas, considere o aluguel de roupas. Muitas lojas oferecem essa opção para vestidos de festa e trajes mais elaborados, proporcionando um visual sofisticado por uma fração do preço de compra.

Fique de olho nas promoções sazonais e descontos oferecidos pelas lojas físicas e online durante as festividades. Aproveite as liquidações para adquirir peças-chave a preços mais baixos.

   Evite compras de última hora, pois isso geralmente resulta em gastos impulsivos. Planeje seus looks com antecedência, pesquisando preços e comparando opções para garantir as melhores escolhas dentro do seu orçamento.

Quais são as tendências para 2024?

Embora o ano de 2023 ainda esteja em curso, as tendências de moda para 2024 já estão em destaque nas passarelas. A consultora de imagem Glay Glenda adianta uma das novidades: a cor do ano 2024 será o 'Peach Fuzz', um coral claro, elegante e moderno.

Reprodução/Instagram
'Peach Fuzz' é a cor de 2024

Esta tonalidade é versátil, fácil de combinar e se adequa tanto a ambientes de trabalho quanto a momentos de lazer.