Portal O Dia

Haddad vê prévias como saída para sucessão de Lula no PT e cita Fonteles como nome a despontar

O nome para a sucessão de Lula no Partido dos Trabalhadores sempre foi uma incógnita na sigla, que não conseguiu construir nomes populares nacionalmente para essa troca de bastão. O ex-ministro Fernando Haddad, por muitas vezes colocado como opção, tendo substituído o presidente nas eleições de 2018, não emplacou, e em entrevista à BBC Brasil, questionado se estaria preparado para substituí-lo novamente, rebateu que o partido tem bons quadros, citando o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Diogo Zacarias/ Ministério da Fazenda
Haddad vê prévias como saída mas cita Rafael Fonteles como nome a despontar

Não é a primeira vez que um piauiense é cotado para receber o legado político do maior nome do PT. O ministro Wellington Dias já chegou a ser citado por Lula em algumas ocasiões. Outros nomes como Camilo Santana, ministro da Educação, e lideranças emergentes como Guilherme Boulos e João Campos, prefeito do Recife, também já entraram no radar.

Na entrevista à BBC, Haddad foi relutante em responder sobre estar preparado para receber o bastão. Para ele, essa "coisa" no Brasil não existe, explicando que o brasileiro, a nível nacional, não recebe bem essa transferência de voto, apontando que "tem muita coisa para acontecer no país".

O ex-ministro afirmou que a sucessão deve ser parte de um movimento dentro do próprio partido e que no PT não faltam quadros, como governadores e ex-governadores, o que torna difícil citar um nome específico. Ainda assim, destacou Fonteles: "é um quadro que vai despontar no Brasil, mas você está pedindo um nome, os outros vão ficar com ciúmes.", disse a entrevistadora da BBC.

Haddad, que é pré-candidato ao governo de São Paulo, disse que a busca por uma sucessão de Lula pode ser algo positivo, com um processo participativo em que um nome vindo de prévias poderia aquecer o PT.

"Pode ser uma oportunidade excelente para o PT, de se reavaliar, a militância participar, debater, imagina se ter uma prévia no PT seria o máximo, poderia ser algo muito bonito, tem muita gente boa no Partido dos Trabalhadores", concluiu.