Portal O Dia

Fátima Bernardes deixa Globo após 37 anos; contrato não foi renovado

Fátima Bernardes, uma das figuras mais emblemáticas da televisão brasileira, encerra um ciclo de 37 anos de trabalho na Globo. Seu contrato expirou no final do ano passado com a 12ª edição The Voice Brasil, e não foi renovado. A informação foi confirmada pela equipe de comunicação da empresa.

Após anos como rosto principal do Jornal Nacional e conduzindo programas como o Encontro, Fátima agora trabalhará por projeto, mantendo vínculo com a Globo apenas enquanto os programas estiverem no ar. Não há planos imediatos para a renomada jornalista nos próximos meses.

Reprodução/Instagram
Fátima Bernardes deixa Globo após 37 anos

Entretanto, Fátima Bernardes não ficará parada por muito tempo. Recentemente, foi anunciada como a mais nova contratada da Play 9, uma agência de comunicação brasileira. Seu próximo desafio será o Paris É Brasa, um projeto que acompanhará os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

Reprodução/Instagram
Apresentadora assume cargo em empresa de comunicação digital

A empresa foi fundada por figuras como o influenciador Felipe Neto, o jornalista João Pedro Paes Leme e o ex-jogador de vôlei Marcus Vinicius Freire. Em vídeo publicado nas redes sociais, Fátima expressou seu entusiasmo pelo Paris É Brasa. Ela destacou que este será seu primeiro projeto completamente digital, elaborado exclusivamente para a internet.

“A ideia é participar de uma cobertura para as redes sociais e eu fiquei muito animada porque nunca fiz isso. Não só pelo esporte, mas pelas histórias de vida. Logo mais volto com novidades sobre esse projeto”, disse a jornalista.

Confira o vídeo:

Nascida e criada no Méier, bairro do Rio de Janeiro, Fátima deu seus primeiros passos na TV Globo em 1986, começando como estagiária no programa "Fantástico", após uma passagem pelo Jornal O GLOBO.

No ano seguinte, assumiu o cargo de repórter no "RJTV", fazendo aparições esporádicas no "Jornal Nacional" e no "Jornal da Globo". Sua estreia ao vivo no JN aconteceu em 1988 e, com o acúmulo de matérias no principal telejornal da emissora, foi convidada a integrar a equipe do "Jornal da Globo" em 1989. Inicialmente, dividiu a bancada com Eliakim Araújo e mais tarde com William Bonner, com quem compartilhou uma união matrimonial de 26 anos e tem três filhos trigêmeos.

Em 1992, Fátima ingressou no programa "Fantástico", e em 1996, assumiu as funções de âncora e editora-chefe do "Jornal Hoje". Em março de 1998, ao lado de Bonner, tornou-se âncora do JN, onde permaneceu até o final de 2011. Posteriormente, deixou a Central Globo de Jornalismo para se dedicar ao entretenimento com o "Encontro com Fátima Bernardes", que estreou em junho de 2012. Liderou o programa matinal de variedades até 2022.

Seu último projeto individual na empresa foi o programa "Assim como a gente", no GNT, que foi ao ar nos últimos meses de 2023.