Portal O Dia

Ex-ministro propõe a Lula nome de Rafael Fonteles para presidente em 2026

O ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Mangabeira Unger, durante entrevista concedida à Veja, na última sexta-feira, (21), recomendou que Lula deva desistir da reeleição e deve apoiar o governador do Piauí, Rafael Fonteles, como candidato a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). Mangabeira Unger afirma ter buscado agenda com o presidente Lula, no entanto, não obteve nenhuma resposta.

Reprodução/Ccom
Presidente Lula e Rafael Fonteles, em Teresina

A análise de Unger aponta que o nome de Rafael Fonteles é a melhor alternativa para atuar com a polarização do que ele chama de “falsa direita” e “falsa esquerda” e comenta ainda que ambas “têm o mesmo projeto” e nenhuma proposta para o dia a dia dos brasileiros.

“Eu sugiro que ele apoie um dos governadores do Nordeste. Vejo o Rafael Fonteles, do Piauí, com grande simpatia. É um excelente gestor, comprometido com a ideia de casar a inteligência com a natureza. O PT é um partido hoje essencialmente nordestino, mas absurdamente comandado por São Paulo”, sugere.

Para Unger, o nome de Rafael Fonteles é uma opção para sanar confrontos morais entre duas políticas que estão bem definidas no país, à direita e à esquerda, comandadas respectivamente por Bolsonaro e Lula.

“Nosso problema profundo não é que haja um dissenso. Falta uma alternativa a essa que está no poder. Nós temos duas forças que querem nos meter numa briga moral entre duas políticas de costumes. O que eu proponho, então, para desarmar isso é que o presidente Lula não se candidate à reeleição e construa um sucessor”, ressaltou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.