A Seleção Brasileira encara hoje (08) a Bolívia, no primeiro jogo das Eliminatórias da Copa de 2026. E mais do que a estreia na competição, a partida marca o início de um novo ciclo, visando o Mundial de 2026. No comando técnico, Fernando Diniz assumiu este ano com a missão de dar para a Seleção as características táticas que ele implementa nos clubes por onde já passou: uma proposta de jogo mais ofensiva, com mais movimentação dos atletas, passes mais curtos que envolvam o adversário, para assim tirar os defensores da outra equipe de suas posições.
LEIA TAMBÉM
Essa tática, não muito comum no Brasil, ficou conhecida como “Dinizismo”. Mas afinal de contas, esta forma de pensar o jogo, vai dar certo na seleção? É o que vamos conferir a partir de hoje, quando a bola rola no Novo Mangueirão, em Belém. No último treinamento, o técnico Fernando Diniz fez um trabalho tático, na qual fez ajustes na equipe e simulou situações de jogo. Logo depois, ele trabalhou bola parada. Os jogadores também afiaram a pontaria com finalizações.
A Seleção Brasileira retorna a Belém após 12 anos. A última vez que o time canarinho na capital paraense foi no dia 28 de setembro 2011, pelo Superclássico das Américas. Na ocasião, o Brasil superou a Argentina por 2 a 0, com gols de Lucas Moura e Neymar.
Retrospecto positivo no Mangueirão
Esta será a quinta vez que a equipe principal da Seleção Brasileira atua na praça esportiva. E o retrospecto do time canarinho na capital paraense é positivo. Foram quatro jogos: um empate, três vitórias e nenhum gol sofrido. O primeiro jogo do Brasil no Mangueirão foi no empate sem gols diante do Chile, no dia 8 de novembro de 1990. Já o segundo na capital paraense ocorreu diante do Marrocos, disputado no dia 9 de outubro de 1997. Na ocasião, o time dirigido pelo técnico Zagallo, venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados por Denílson.
Válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, o Mangueirão sediou o jogo entre Brasil e Venezuela. E a equipe nacional venceu com tranquilidade: 3 a 0. Os gols foram marcados por Adriano, Ronaldo e Roberto Carlos. O último jogo do time canarinho no Mangueirão tem tempo. Foi no dia 28 de setembro 2011, pelo Superclássico das Américas. E outra vitória brasileira. A Seleção superou a Argentina por 2 a 0, com gols de Lucas Moura e Neymar.