Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto social impulsiona talento de jovens no salto com vara e arremesso de peso no interior do Piauí

Em Monsenhor Gil e Curralinhos, treinador aposta em talentos individuais e modalidades que escolas não ofertam.

13/08/2024 às 12h41

É fora das quatro linhas das quadras que se formam os futuros atletas do Piauí. Um projeto social coordenado pelo professor Jocimar Venção (conhecido como Jorginho), tem plantado sementes para colher bons frutos mais à frente. Jorginho é o treinador do jovem Moisés da Silva, o piauiense de 13 anos que viralizou nas redes sociais em um vídeo no qual aparece fazendo um salto com vara. Com mais de 1,3 milhão de visualizações, a destreza de Moisés saltou aos olhos e chamou a atenção para o tanto de talentos escondidos que o Piauí ainda tem.

E esses talentos estão em todas as modalidades esportivas. Inclusive naquelas menos conhecidas ou com as quais o público tem menos contato. O salto com vara é só um exemplo. Em seu projeto, o professor Jorginho Venção vem treinando atletas mirins em esportes como arremesso de peso e corridas de velocidade, apostando no desempenho individual de cada um.

Em conversa com o Portalodia.com, o treinador explica porque investir em modalidades diversas às comumente praticadas como o futebol, futsal, handebol e vôlei. “É para nossos meninos conhecerem outros esportes. Na verdade, eles conhecem muito mais dos esportes coletivos, que é o que a maioria das escolas ofertam. Mas temos aí o esporte individual para fazer este trabalho de despertar e achar talentos”, diz.

Projeto social impulsiona talento de jovens no salto com vara e arremesso de peso no interior do Piauí - (Reprodução) Reprodução
Projeto social impulsiona talento de jovens no salto com vara e arremesso de peso no interior do Piauí

Jorginho Venção mora em Monsenhor Gil, onde mantém seu projeto social treinando atletas mirins e, quem sabe, os futuros grandes atletas do Piauí e do Brasil. A convite da Prefeitura de Curralinhos, ele estendeu sua iniciativa e visitou o município para ministrar uma oficina na qual apresentou alguns esportes individuais voltados para o atletismo. Foi aí que Jorginho conheceu Moisés.

O projeto rendeu bons frutos. Em 2023, Curralinhos conquistou 12 medalhas no atletismo nos Jogos Escolares Piauienses. Na edição deste ano, o destaque foi para Moisés da Silva, que ficou em segundo lugar na competição e foi convocado para o Campeonato Brasileiro Escolar 12 a 14 anos. O que era uma forma de permitir outras experiências para os adolescentes acabou se tornando uma tendência.

“Nosso principal objetivo é oportunizar outra vivência desportiva além dos esportes coletivos mais praticados nas escolas. Colocar estes meninos para participar dos Jogos Escolares Piauienses em outra modalidade esportiva. Isso acabou levando à implantação de um projeto de atletismo. Ainda nos falta a estrutura, mas vontade e garra nós temos”, diz o professor Jorginho.

O professor Jorginho Venção diz que busca oportunizar outra vivência desportiva aos  - (Reprodução/Whatsapp) Reprodução/Whatsapp
O professor Jorginho Venção diz que busca oportunizar outra vivência desportiva aos

É na base da garra e da força de vontade Moisés da Silva dá os primeiros saltos para, quem sabe, levar o nome do Piauí para a elite de mais um esporte olímpico. Seu equipamento é uma vara de pitiá (árvore nativa da região) que o próprio pai pegou na mata e adequou para que o filho pudesse treinar. A arena de treinamento é o quintal de casa em Curralinhos. Mas a despeito da habilidade, o que chama a atenção em Moisés, e que seu treinador destaca, é a vontade que o garoto tem de ir cada vez mais longe.

“Toda criança diz ‘ah, o professor está aqui na minha frente, então eu treino. Quando ele sai, eu não faço mais’. O Moisés é diferenciado. Ele me manda os vídeos que faz na casa dele e isso fez e faz a diferença”, explica seu treinador. Foi um desses vídeos que viralizou nas redes. As imagens de Moisés saltando com a vara já renderam mais de 1,3 milhão de visualizações e atraiu a atenção de grandes ídolos da modalidade.

O medalhista olímpico no salto com vara, Thiago Braz, entrou em contato com o garoto por meio de Jorginho Venção. Moisés vai se encontrar com o atleta no próximo sábado (17) e visitar o centro de treinamento onde os maiores nomes do atletismo brasileiro se preparam. Ainda ontem (12), o atleta mirim se encontrou com o governador Rafael Fonteles, que anunciou investimentos para aparelhar um centro de treinamento em salto com vara no Piauí.

Para o treinador de Moisés, é isso que ainda está faltando para que o atletismo cresça no Piauí: um grande projeto do poder público para implantar esportes educacionais nas grades curriculares. O professor diz que é preciso ir além das aulas de Educação Física e incluir no projeto pedagógico uma disciplina voltada para a educação desportiva com foco nas habilidades individuais de cada estudante.

“Se nós queremos atletas de alto rendimento, tem que ser com uma disciplina desportiva. Infelizmente em uma aula de Educação Física não tem condição de fazer treino. O ideal seria contratar profissionais habilitados ou com habilitação maior para um determinado esporte para que eles possam desenvolver atividades somente àquela modalidade ligada ao processo educacional. Não está escrito onde vai nascer um grande atleta. Depende primeiro de existir um talento, depois de ter oportunidade e, depois, da vontade de ir mais longe tanto de quem prepara, quanto de quem é preparado”, finaliza Jorginho.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.