Um projeto apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) propõe a criação do Programa de Incentivo ao Esporte Amador no estado. A iniciativa, de autoria do deputado Warton Lacerda (PT), apresentada na segunda-feira (31), abrange diversas modalidades, desde o futebol amador até o ciclismo, e pretende oferecer suporte para a prática esportiva.

LEIA TAMBÉM
Entre os esportes contemplados, há destaque para modalidades paralímpicas, como basquete em cadeira de rodas, futsal para surdos, goalball e voleibol sentado. O programa deve fornecer serviços de arbitragem, premiação e materiais básicos para a estrutura dos eventos esportivos.
Caso aprovado, os recursos destinados ao programa serão administrados por empresas contratadas via licitação. Para ter acesso ao suporte, as entidades esportivas precisarão atender a critérios estabelecidos, como não possuir fins lucrativos.
O deputado defende que o esporte amador precisa de mais investimentos para crescer e se manter ativo.“Muitos atletas e equipes enfrentam dificuldades financeiras para participar de competições, adquirir equipamentos e manter treinamentos adequados. Dessa forma, a criação de mecanismos de incentivo, como apoio financeiro, isenção de taxas e parcerias com o setor privado, é essencial para garantir a continuidade e expansão dessas atividades”, declarou Warton Lacerda.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pelo plenário da Alepi e sancionada pelo governador Rafael Fonteles.
Confira algumas das modalidades incluídas no projeto:
Futebol de campo
Futsal
Futebol 7 society
Futebol de areia
Futevôlei
Basquete
Handebol
Voleibol e vôlei de areia
Rugby league
Futebol de 5 (paralímpico)
Futebol de 7 (paralímpico)
Basquete em cadeira de rodas (paralímpico)
Goalball (paralímpico)
Voleibol sentado (paralímpico)
Futebol para surdos (paralímpico)
Futsal para surdos e para deficientes intelectuais (paralímpico)
Beach tênis
Skate
Surfe e bodyboarding
Rugby em cadeira de rodas (paralímpico)
Bicicross e mountain bike
Ciclismo de estrada
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.