Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre Alfredo Nunes, político e ex-vice-presidente da CBF, aos 98 anos

Alfredo Alberto Leal Nunes foi presidente da Federação de Futebol do Piauí na década de 60 e também presidiu o Piauí Esporte Clube.

27/11/2024 às 08h43

27/11/2024 às 08h43

Morreu nesta quarta-feira (27) o político e ex-vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Alfredo Nunes, aos 98 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado num hospital de Teresina. Alfredo comandou a Federação de Futebol do Piauí (FFP) em dois períodos: de 1960 a 1966 e de 1985 a 1988. Também presidiu o Piauí Esporte Clube.Alfredo teve extensa vida política e foi vereador, prefeito de Regeneração, deputado estadual, procurador de Justiça e assumiu o cargo de vice-presidente da entidade máxima do futebol brasileiro.

Alfredo Nunes, ex-presidente da CBF. - (Reprodução) Reprodução
Alfredo Nunes, ex-presidente da CBF.

Em 1989, foi eleito vice-presidente da CBF e chegou a presidir a confederação interinamente por algumas vezes entre 1998 e 2002. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em homenagem a Alfredo Nunes, determinou que haja um minuto de silêncio na partida desta noite pela 35ª rodada do Brasileirão, entre Cruzeiro e Grêmio, e em todas as que vão ser disputadas pela 36ª rodada da competição.

História de Alfredo Nunes

Alfredo nasceu no município de Regeneração, no Piauí, e teve uma carreira vitoriosa em várias frentes: como advogado, dentista, desportista e político. Também atuou como promotor de Justiça em Teresina e foi chefe de gabinete do ministro da Educação, Hugo Napoleão, durante o governo de José Sarney.

Na política, Alfredo foi eleito vereador de Regeneração em 1948 e três vezes deputado estadual: 1958, 1962 e 1966. Mas não pôde completar o terceiro mandato por ter sido cassado pelo Regime Militar em 1964. Com isso, ficou dez anos afastado da vida pública. Anos depois, voltou a ocupar postos de prestígio no Piauí, como o de procurador-geral do Estado no primeiro governo Hugo Napoleão. Em 2000, elegeu-se prefeito de Regeneração.

Alfredo Nunes, ex-presidente da CBF - (Reprodução / CBF) Reprodução / CBF
Alfredo Nunes, ex-presidente da CBF

Ao longo de sua trajetória, Alfredo Nunes desempenhou funções públicas e esportivas. Foi presidente do Piauí Esporte Clube, deputado estadual, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Seu legado é marcado pelo compromisso com o desenvolvimento do esporte no estado e pela incansável busca por resultados que beneficiassem o coletivo.

Autoridades e órgãos públicos se manifestaram sobre a morte de Alfredo. O Ministério Público do Piauí se pronunciou por meio de nota de pesar sobre ao falecimento do político. E disse que Alfredo "contribuiu em diversos segmentos da área política, deixando um legado de dedicação e serviço à sociedade".

O Ministério Público do Estado do Piauí expressa profundo pesar pelo falecimento do Procurador de Justiça aposentado Alfredo Alberto Nunes Leal. Ao longo de sua carreira, Alfredo Nunes contribuiu em diversos segmentos da área política, deixando um legado de dedicação e serviço à sociedade. A instituição se solidariza com os familiares e amigos enlutados, e em especial com o estimado colega. Enviamos nossos votos para que a fé e o amor confortem os corações neste momento de dor e saudade.

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) também emitiu nota de pesar. A entidade que administra o futebol local disse que Alfredo era um "ser humano com grande história e relevância para o esporte e a sociedade piauiense".

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Alfredo Alberto Leal Nunes, aos 98 anos, ser humano com grande história e relevância para o esporte e a sociedade piauiense.

Ao longo de sua trajetória, Alfredo Nunes desempenhou funções públicas e esportivas. Foi vereador de Regeneração, diretor do Instituto Estadual de Criminalística, presidente do Piauí Esporte Clube, deputado estadual, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), prefeito de Regeneração e ocupou a presidência da Federação de Futebol do Piauí. Seu legado é marcado pelo compromisso com o desenvolvimento do esporte no estado e pela incansável busca por resultados que beneficiassem o coletivo.

Em reconhecimento a sua contribuição ao futebol piauiense, a FFP decreta três dias de luto oficial. Durante esse período, todas as partidas em andamento do Campeonato Piauiense Feminino e do Piauiense Sub-11 respeitarão 1 minuto de silêncio em homenagem à memória de Alfredo Nunes.

Neste momento de dor, expressamos nossas condolências à família, amigos e admiradores de Alfredo Nunes, reafirmando que sua dedicação ao esporte e ao estado do Piauí será lembrada com gratidão e respeito.

Além de decretar luto oficial, a CBF também prestou condolências aos familiares. "Neste momento de dor e saudades, a CBF presta sua solidariedade aos familiares e amigos de Alfredo Nunes".


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.