Faltando pouco mais de dois meses para a estreia do Campeonato Piauiense de 2024 – previsto para começar no dia 14 de janeiro – apenas três dos oito clubes que vão disputar o Estadual já definiram o comando técnico e já estão aptos a iniciarem a pré-temporada. Picos, Altos e mais recentemente o River já contrataram treinadores para o Piauiense 2024, que vem com novidades.
O novo formato do Estadual prevê a participação de oito clubes, divididos em dois grupos de quatro. A divisão dos grupos foi realizada de acordo com a posição na tabela de classificação da Série A de 2023. Cada grupo jogará entre si em jogos de ida e volta, totalizando seis jogos para cada clube na fase de grupos.
Na segunda fase os grupos se cruzam em mata-mata em jogos de ida e volta. Os vencedores de cada confronto avançam para as semifinais, que serão disputadas em dois jogos (ida e volta). Os vencedores das semifinais se enfrentam nas finais, também em dois jogos (ida e volta). Com a definição dos técnicos, os clubes podem preparar para uma pré-temporada maior e mais longa.
Quanto maior (e melhor) for a pré-temporada, maior as chances de um clube se dar bem durante os vários meses de competição. Principalmente River e Fluminense-PI. Campeão e vice, respectivamente, do Estadual de 2023, os dois terão calendário cheio ano que vem: o Galo terá o Piauiense, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e a Série D. Já o Vaqueiro contará com Estadual, Série D e Copa do Brasil.
Confira como está o comando técnico de cada clube:
- River: Fabiano Soares
- Fluminense-PI: Ainda não definiu técnico
- Parnahyba: Ainda não definiu técnico
- Altos: Flávio Araújo
- 4 de Julho: Ainda não definiu técnico
- Picos: Felipe Sousa, mantido no cargo após vice da Série B
- Oeirense: Ainda não definiu técnico
- Corissabá: Ainda não definiu técnico