Planta e Raiz, uma das maiores referências do reggae no país, subiu ao palco Marcus Peixoto nesta quarta-feira (05) e fez o público vibrar. A banda volta ao festival Piauí Pop 17 anos depois com o reggae marcante dos seus 25 anos de história. Pioneiros no ritmo jamaicano no Brasil, o “Planta” já vendeu mais de 500 mil cópias em sua história e foi a atração nacional do segundo dia do Piauí Pop.
Em entrevista ao ODIA antes do show, o vocalista Zeider Pires, destacou que o grupo está com uma turnê acústica e trouxe essa energia para o Piauí.
"A gente trouxe este show aqui hoje para Teresina, para o Piauí Pop. Um show lindo, cheio de clássicos da nossa carreira e também de novas canções que foram gravadas especialmente para o acústico. Então será um show inesquecível. A primeira vez desse showzão acústico aqui no Piauí vai ser lindo", disse.
Para montar o repertório, Zeider conta que não é fácil, afinal, são mais de duas décadas de estrada e uma longa lista de canções. Mas o vocalista adiantou que o setlist do Piauí Pop contará as músicas que o público mais gosta e pede. O músico também falou do sentimento que é voltar ao palco do festival após 17 anos.
“A gente tocou no Piauí Pop em 2006 e foi alucinante, um momento marcante da nossa carreira. Eu faço aniversário em julho e foi quando eu completei 26 anos. Foi animal celebrar na cidade, a gente conheceu maior galera que a gente sempre foi fã. Foram muitos momentos importantes para a nossa vida e fazer parte desse momento de reconstrução é animal. Vai ser especial ter o Piauí Pop na nossa história”.
Por fim, Zeider falou da carreira e como e se manter na estrada por tantos anos e com músicas que nunca saem da boca e dos corações do público.
"Estamos com um show exclusivo dos 25 anos da banda que vamos fazer em São Paulo no dia 09 de julho. Como tudo na vida, para chegar aos 25 anos de banda é batalha, é paixão, como tudo na vida que se constrói. A gente começou com a molecada do zero apaixonado pelo reggae e o princípio de tudo é isso. A gente ama o que a gente faz e temos bastante ideias para continuar essa história", disse.
Cabesativá toca clássicos do Reggae
O Palco Marcus Peixoto foi tomado pelo reggae da Cabesativá, terceira atração a se apresentar nesta quarta. A banda agradeceu ao público pela presença e cantou clássicos de sua carreira. Fundada em meados dos anos 2000, em Parnaíba, a banda aborda em suas canções temas importantes, como desigualdade social e o descaso das autoridades com a sociedade.
Quem está curtindo a segunda noite do festival é a estudante Lara Castelo Branco. A jovem fala sobre a nostalgia de voltar ao evento 17 anos depois. “Vim pela primeira vez ao Piauí Pop com 15 anos, vi que o evento retornou e senti muita vontade de prestigiar a festa novamente”. A jovem lembrou com carinho os sons de edições passadas do festival ao ser perguntada sobre os shows mais aguardados neste ano. “Marina Sena e Marcelo Falcão, os dois fazem parte da minha trilha sonora. A energia melhorou, o evento está mais estruturado com uma segurança melhor e maior diversidade de bandas”, disse a estudante.
Banda Acesso presta homenagens
Mais cedo a banda Acesso subiu ao palco trazendo o melhor do reggae piauiense. Na oportunidade, Marlos Rodner, vocalista da banda, dedicou o show a Marcus Peixoto, idealizador do evento, e ao jornalista Francisco Magalhães, que faleceu recentemente.
A banda de reggae Acesso nasceu em meados de 2001 durante o Chapadão, um dos maiores festivais de música de Teresina. A Acesso já participou de diversos festivais do Brasil e fez participação com renomados cantores nacionais, como Paralamas do Sucesso, Tribo de Jah, Engenheiros do Hawaii, entre outros. É por meios de suas composições, que a banda dá ênfase à identidade da banda. Em 2004, a Acesso participou do Piauí Pop e em 2005 lançou o CD Acesso, sendo as músicas “Palavras no Papel” e “Espelho” as mais pedidas do público.
Quem também agitou o público neste segundo dia foram os DJs do coletivo Casa Barro Afrosamurai, Yris e o Grupo Ijexá.
A banda de reggae Cochá encerrou a segunda noite.
Veja algumas fotos do segundo dia do Piauí Pop