Neste sábado (06) o torcedor piauiense vai conhecer o grande campeão estadual de 2024. Altos e Parnahyba se enfrentam às 16h, no Estádio Albertão, ambas com o objetivo de pôr fim ao jejum de títulos. O Jacaré está há menos tempo sem vencer o Campeonato Piauiense: a última vez que a equipe alviverde levantou o título foi em 2021, quando bateu o Fluminense-PI nos dois jogos (3 a 0 no jogo de ida e 2 a 1 na partida de volta. Em 2022 e 2023, o Altos nem chegou às finais, caindo nas semifinais.
Já o Tubarão do Litoral vive um jejum de títulos bem maior. A última vez que a equipe foi campeã do Piauiense foi em 2013, ao empatar com o River, em pleno o Lindolfo Monteiro e se sagrar bicampeão consecutivo do Estadual (2012 e 2013). De lá para cá, os azulinos ainda bateram na trave em 2017 e 2022 sendo vice-campeões, perdendo para o próprio Altos e Fluminense-PI, respectivamente.
Na lista de campeões do Estadual e que disputaram a competição deste ano, o Parnahyba aparece em segundo com 13 títulos. Já o Jacaré possui três taças conquistadas. (Confira a lista abaixo)
- River: 32 títulos
- Parnahyba: 13 títulos
- 4 de Julho e Picos: 4 títulos
- Altos: 3 títulos
- Fluminense-PI e Corissabá: 1 título
- Oeirense: Nunca venceu a competição
O confronto deste sábado está em aberto e promete muita emoção. Isso porque o primeiro jogo entre Altos e Parnahyba, pela final do Campeonato Piauiense Série A, terminou em empate por 1 a 1. No dia 30 de março, o Estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba, ficou pequeno para o público superior a 3 mil pessoas.
O Parnahyba teve a chance de sair na frente com um pênalti na primeira etapa, mas não converteu, enquanto o Altos não perdoou e marcou com Brayann no segundo tempo. Apesar disso, o time da casa persistiu e, nos acréscimos, aproveitou uma falha de Careca para empatar o jogo, com Jaílton. Por conta do empate no jogo de ida, uma simples vitória por 1 a 0 dá ao título a qualquer uma das equipes. Caso ocorra um novo empate, a decisão vai para os pênaltis.
Ingresso para a final será 1kg de alimento não perecível
Em consenso entre a direção dos clubes e a Federação de Futebol do Piauí (FFP), ficou acordado que o ingresso para final entre Altos x Parnahyba será feito mediante a troca da entrada por 1kg de alimento não perecível, nos seguintes pontos, de quarta até esta sexta-feira (05):
- Sede da FFP (Av. José dos Santos e Silva, 1100 - Centro - Teresina);
- Bilheteria do estádio Albertão;
- Em Altos, no Centro Social Urbano (CSU) de Altos, de 9h às 17h;
________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.